jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Defensoria Pública participa de Mutirões de Execuções Penais no sistema penitenciário do Estado.

Publicado por DPPE
há 15 anos
0
0
0
Salvar

Neste semestre de 2009, já é o segundo Mutirão na área de execuções penais que a Defensoria Pública de Pernambuco participa, em parceria com o Tribunal de Justiça e Ministério Público. O primeiro ocorreu no Centro de Triagem - COTEL, em Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife, nos dias 14 e 15 de julho.

Naquela unidade prisional, foram atendidos cinqüenta e um sentenciados. Desse total, houve 13 progressões de regime, 03 livramentos condicionais; 26 encaminhamentos para outros presídios, 04 alvarás de solturas, entre outras medidas.

O segundo ocorreu na Colônia Penal Feminina do Recife, na última quarta-feira (22 de julho), onde foram impetradas 21 petições (14 progressões de regime, 05 livramentos condicionais, 02 transferências), e 22 outros pedidos (carta guia, sentença, parecer psicossocial, relatório de remissão), perfazendo um total de 43 atendimentos. A ação continua na Penitenciária Agrícola de Itamaracá e no Presídio de Igarassu.

De acordo com a Defensora Pública Helane Malheiros, que atua na Vara de Execuções Penais, a experiência no Mutirão em conjunto com magistrados e promotores está sendo bastante proveitosa. "Isso ajuda a minimizar a superlotação nos presídios e ao mesmo tempo, repassar para o reeducando a sua real situação jurídica e, o encaminhamento que vem sendo dado ao processo", frisou.

De acordo com o Juiz Abner Apolinário da Silva, da 1ª Vara de Execuções Penais, o engajamento da DPPE nos Mutirões é fundamental e prioritário no encaminhamento dos processos e nas resoluções. "Posso dizer, sem sombra de dúvida, que sem a atuação da Defensoria Pública - a gênese do sistema judiciário - não teríamos obtido o resultado já alcançando à cada ida aos presídios", enfatizou, parabenizando o trabalho da Defensora Helane Malheiros.

  • Publicações255
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações41
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-publica-participa-de-mutiroes-de-execucoes-penais-no-sistema-penitenciario-do-estado/1580081
Fale agora com um advogado online