jusbrasil.com.br
3 de Junho de 2024

Descumprimento de medida protetiva enseja manutenção de prisão

Publicado por JurisWay
há 15 anos
4
0
0
Salvar

Acusado de violência doméstica descumpriu medida protetiva, impondo nova ameaça a ex-parceira e, por isso, teve seu pedido de liberdade provisória negado. Ele impetrou Habeas Corpus com pedido de liminar nº 42232/2009 com intenção de reverter prisão cautelar proferida pelo Juízo da Primeira Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital, que foi mantida pela Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Aduziu a defesa inexistência de provas de ameaça feita pelo paciente e ainda a ausência dos pressupostos para prisão, sendo que teria todos os requisitos para a concessão do habeas corpus , de primariedade, residência e trabalho fixos. O desembargador relator do caso, José Jurandir de Lima, salientou dos autos que conforme boletim de ocorrência, a vítima sofreu agressões físicas e ameaças de morte em março de 2008. Foram comprovados indícios suficientes de autoria e materialidade delitivas. Desta feita, várias medidas protetivas foram concedidas. O paciente tomou ciência da decisão em julho e ainda sim houve descumprimento da ordem, com nova ameaça a vítima. Conforme jurisprudências e legislação (artigo 313 , IV , do Código de Processo Penal), e o parecer psicossocial, a prisão deve ser mantida. Decisão unânime formada pelos votos dos desembargadores José Luiz de Carvalho, como primeiro vogal, e Luiz Ferreira da Silva, como segundo vogal.

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

  • Publicações73364
  • Seguidores794
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações260
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/descumprimento-de-medida-protetiva-enseja-manutencao-de-prisao/1260730
Fale agora com um advogado online