jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024

Desigualdade de gênero prejudica economia, diz Banco Mundial

Publicado por Câmara dos Deputados
há 12 anos
0
0
0
Salvar

O vice-presidente do Departamento de Redução da Pobreza e Gestão Econômica do Banco Mundial, Otaviano Canuto, declarou há pouco que manter as desigualdades entre homens e mulheres, além de ser moralmente condenável, é também uma burrice econômica. O relatório Igualdade de Gênero e Desenvolvimento, apresentado hoje pela instituição, aponta, pela primeira vez, que desigualdades de gêneros trazem prejuízos econômicos aos países.

Segundo Canuto, o estudo mostra que a produtividade de um país pode subir em até 25% apenas com a eliminação das desigualdades no emprego. Se as mulheres que atuam na agricultura tivessem acesso igual a insumos terra e fertilizantes o produto agrícola subiria em até 4%, acrescentou.

O mesmo relatório mostra que a ascensão de mulheres aos parlamentos estaduais na Índia levou a um aumento dos investimentos em recursos hídricos e à redução da corrupção. Enquanto nos Estados Unidos, a conquista dos direitos políticos por mulheres reduziu a mortalidade infantil em algo que pode chegar a 15%, defendeu Canuto.

Ao analisar os dados apresentados, a deputada Benedita da Silva (PT/RJ) reforçou que o fortalecimento das mulheres, com representação em diferentes níveis, permitirá ao País alcançar a paridade de gênero na reforma política, que para a parlamentar é uma questão fundamental.

O relatório foi apresentado durante o Seminário em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, realizado pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara, no Auditório Nereu Ramos.

Tempo real: 16:49 - Ministra promete diálogo com parlamentares por direitos das mulheres

16:06 - Convênio da Câmara com Banco Mundial incentivará igualdade de gênero

15:44 - Banco Mundial apresenta relatório com avanços nos direitos das mulheres

  • Publicações97724
  • Seguidores268392
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3150
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desigualdade-de-genero-prejudica-economia-diz-banco-mundial/3043250
Fale agora com um advogado online