jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Direito Constitucional- Garantias Eleitorais

Sigilo do Voto

há 6 anos
3
0
0
Salvar

O STF, por maioria, deferiu medida cautelar em ação direta de inconstitucionalidade para suspender, com eficácia ex tunc, o art. 59-A(1) da Lei 9.504/1997, incluído pela Lei 13.165/2015 (Minirreforma Eleitoral), artigo que determina impressão e deposito automáticos e sem contato manual do eleitor em local lacrado.

Prevaleceu o entendimento de que o referido dispositivo viola o voto livre e secreto quando determina que, na votação eletrônica, o registro da cada voto deverá ser impresso e depositado de forma automática em local previamente fechado.

Isso porque o artigo 59-A e seu parágrafo permitem a identificação de quem votou e assim fende por completo o sigilo do voto, configurando, assim, um retrocesso aos avanços democráticos conquistados pelo Brasil no fim de garantir a liberdade do voto.


Fonte: INFORMATIVO 905 STF, ADI 5889 DF, julgado em 06/06/2018.

  • Sobre o autorMilena Carolina Pereira, Ética e Profissionalismo a serviço do Direito
  • Publicações47
  • Seguidores94
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações716
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direito-constitucional-garantias-eleitorais/592369633
Fale agora com um advogado online