jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

É correto exigir exame toxicológico para exercer o direito de visitação?

#DicadoDia! Direito de Família - Siga-me nas redes sociais!

há 6 anos
7
0
2
Salvar

No Fórum do Estado do Paraná, aqui do nosso lado, um JUIZ de primeiro grau concedeu o exame toxicológico para que a parte que requeria a visita regular de seus filhos pudesse após fazer o exame e comprovar estar sem traços de drogas, voltar a ver seus filhos novamente.

Não irei adentrar em detalhes aqui a cerca do processo, o que vale dizer é que mesmo podendo estar infringindo ou não um direito de todo cidadão de sua liberdade de ir e vir conforme a Constituição Federal, isso não pode ser maior ou superior que a PROTEÇÃO DO MENOR.

Alegava o pai ou mãe que a medida, que antes já tinha sido até mesmo indeferida com base em pronunciamento do Ministério Público, lhe causa constrangimento ilegal, não sendo lícito ao Juízo exigi-la como condição para visitar e ter consigo seus filhos.

Nossa Constituição, de fato prevê, em seu artigo , uma série de direitos e garantias individuais com escopo de proteger o cidadão contra injustas ameaças do Estado ou sua excessiva ingerência na vida privada, elevando a intimidade ao grau de bem juridicamente tutelado.

A par disso, o Brasil é signatário da Declaração Universal dos Direitos da Criança, que consagra o denominado princípio do “melhor interesse do menor”, que deve nortear as decisões dos operadores do Direito de uma forma geral nas questões referentes a crianças e adolescentes.

Desta forma, se é verdade que ninguém pode ser forçado a produzir prova contra si, também é verdade que compete à sociedade e, portanto, ao Estado, proteger as crianças, impedindo que elas sejam expostas a riscos com os quais não sejam capazes de lidar.

É, sim, direito de um pai visitar e ter em sua companhia o filho amado, mas quando isso representa risco para o menor entendemos que tal direito deve ser mitigado para que prevaleça o da criança, sobretudo o de segurança e de não ser submetida a qualquer tipo de negligência.

________________________

[1] HABEAS CORPUS. DIREITO DE FAMÍLIA. PROVA PERICIAL. EXAME TOXICOLÓGICO. DIREITO DE VISITA. INADEQUAÇÃO DA VIA ELEITA. ORDEM DENEGADA. 1. A determinação de que o paciente se submeta a exame toxicológico para que seja viável a decisão acerca da visitação das filhas menores não caracteriza constrangimento da sua liberdade de ir e vir, tão-pouco, ilegalidade ou abuso de poder passível de exame em habeas corpus. 2. Ordem denegada. (STJ; HC 269.499; Proc. 2013/0127704-0; PR; Quarta Turma; Relª Minª Isabel Gallotti; DJE 01/08/2014).

  • Sobre o autorEspecializada em Consultoria Jurídica e Empresárial
  • Publicações6
  • Seguidores8
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6799
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-correto-exigir-exame-toxicologico-para-exercer-o-direito-de-visitacao/612524747
Fale agora com um advogado online