jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

É o fim do “Baile da Gaiola”? Justiça determina prisão de DJ Rennan da Penha

Rennan é acusado de associação ao tráfico de drogas. No processo, testemunha aponta ele como o "DJ dos bandidos".

Publicado por Conteúdo Legal
há 5 anos
33
1
17
Salvar

Na última quarta-feira (20/03), o Poder Judiciário do Rio de Janeiro expediu mandado de prisão de 11 homens envolvidos no “Baile da Gaiola”, maior baile funk do Rio, realizado na Vila do Cruzeiro.

Entre eles, Renan Santos da Silva, conhecido como DJ Rennan da Penha, idealizador do "Baile da Gaiola". Ele foi condenado por associação ao tráfico de drogas com pena prevista de seis anos e oito meses em regime fechado.

O crime de associação para o tráfico está previsto no artigo 35 da Lei nº 11.343 de 2006. Trata-se de crime doloso, com especial fim de traficar drogas ou maquinários.

Para ser configurado, requer o agrupamento de pelo menos duas pessoas, com ajuste prévio e certa estabilidade de propósito. É um crime autônomo, pois para que esteja caracterizada a associação para o tráfico é dispensável o êxito nas práticas dos crimes dos artigos 33 e 34 da Lei de Drogas.

Com relação ao andamento deste processo judicial, o DJ foi inocentado em primeira instância, mas depois de recurso do Ministério Público do Rio (MP-RJ) o artista foi condenado.

Na decisão, o desembargador Antônio Carlos Nascimento Amado, da Terceira Câmara Criminal, aponta que Rennan tinha a função de “olheiro” ou “atividade”, relatando a movimentação dos policiais.

No processo, uma testemunha aponta Rennan como "DJ dos bandidos", "sendo ele responsável pela organização de bailes funks proibidos nas comunidades do Comando Vermelho, para atrair maior quantidade de pessoas e aumentar as vendas".

Uma outra testemunha informou que a participação de Rennan dentro da organização criminosa, era "informar a movimentação dos policiais, por meio de redes sociais e contatos no aplicativo WhatsApp”. Ele teria usado as frases “o Caveirão está subindo pela Rua X” e “a equipe está perto do ponto tal” para dar informações aos traficantes.

Um pedido de habeas corpus foi apresentado à Justiça para Rennan aguardar em liberdade a decisão de terceira instância. Segundo a defesa, caso o pedido não seja acatado, o DJ será apresentado.

“Tirar uma pessoa que saiu de uma comunidade carente e ascendeu a um nível de artista para encarcerar? Com qual objetivo? O que ele fez de errado?”, questionou o advogado de Rennan Nilsomaro Rodrigues. Ainda segundo ele, o DJ tem shows marcados até o fim de julho deste ano.

A investigação aponta ainda que Renan tinha fotografias ostentando armas de grosso calibre. A defesa nega as acusações. “Isso aconteceu há uns anos, quando ele estava começando. Fez alusão a um fuzil mas era réplica, um simulacro. Nesse aspecto, ele já foi julgado e absolvido pela juíza [em primeira instância]”, disse o advogado.

Nas redes sociais, fãs do DJ mostram insatisfação com a decisão.

Tema de diversas músicas, o" Baile da Gaiola "já apareceu em letras de Dennis DJ, Mc Livinho, Mc Maneirinho e Mc Kelvin. Os vídeos somam 225 milhões de visualizações no Youtube.

  • Sobre o autorO convite para compreensão jurídica
  • Publicações36
  • Seguidores182
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3911
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-o-fim-do-baile-da-gaiola-justica-determina-prisao-de-dj-rennan-da-penha/689548843
Fale agora com um advogado online