jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

É possível a substituição de testemunhas no processo penal? - Denise Cristina Mantovani Cera

há 14 anos
10
2
1
Salvar

A substituição de testemunhas no processo penal tinha previsão legal no artigo 397 do Código de Processo Penal. Após a lei 11.719/08, referido artigo passou a vigorar com outra redação. Antes da alteração, o artigo previa que:

Art. 397. Se não for encontrada qualquer das testemunhas, o juiz poderá deferir o pedido de substituição, se esse pedido não tiver por fim frustrar o disposto nos arts. 41, in fine , e 395.

Apesar da revogação do texto do artigo 397, continua sendo possível a substituição da testemunha arrolada, aplicando-se subsidiariamente o artigo 408 do Código de Processo Civil. CPC, Art. 408. Depois de apresentado o rol, de que trata o artigo antecedente, a parte só pode substituir a testemunha:

I - que falecer;

II - que, por enfermidade, não estiver em condições de depor;

III - que, tendo mudado de residência, não for encontrada pelo oficial de justiça.

Fonte:

Curso Intensivo II da Rede de Ensino LFG Professor Renato Brasileiro.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876139
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações53539
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-possivel-a-substituicao-de-testemunhas-no-processo-penal-denise-cristina-mantovani-cera/2453115
Fale agora com um advogado online