jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024

ECAD não pode cobrar direitos autorais de eventos sem fins lucrativos

Publicado por Expresso da Notícia
há 19 anos
0
0
0
Salvar

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) não pode cobrar direitos autorais de músicas tocadas em evento, quando ausente a finalidade lucrativa ou proveito econômico da entidade organizadora. Com esse entendimento, unânime, a 9ª Câmara Cível do TJRS confirmou a improcedência da ação do ECAD movida contra o município de São Francisco de Paula. A municipalidade foi co-patrocinadora do 12º Festival Nativista "Ronco do Bugio" e a execução ocorreu pelos próprios titulares das obras.

O relator do recurso, juiz-convocado ao TJ Miguel Ângelo da Silva, reforçou que os "shows" foram realizados pelos proprietários das obras executadas. Ao confirmar a sentença de 1º Grau, Silva salientou que "a prova oral coligida aos autos", evidenciam que não houve intuito de lucro na atuação do município na realização do evento.

Referiu, ainda, caso análogo julgado pelo Superior Tribunal de Justiça, em que aquela Corte afirmou que a execução de músicas em festejos promovidos por municipalidade sem intuito de lucro, direto ou indireto, não está sujeita ao pagamento de direitos autorais.

Acompanharam o voto do magistrado os desembargadores Odone Sanguiné e Marilene Bonzanini Bernardi. O julgamento ocorreu no dia 21 de setembro.

Proc. 70004189676

  • Publicações8583
  • Seguidores175
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1991
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ecad-nao-pode-cobrar-direitos-autorais-de-eventos-sem-fins-lucrativos/141511
Fale agora com um advogado online