Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    ECAD não pode cobrar direitos autorais de eventos sem fins lucrativos

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 19 anos

    O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) não pode cobrar direitos autorais de músicas tocadas em evento, quando ausente a finalidade lucrativa ou proveito econômico da entidade organizadora. Com esse entendimento, unânime, a 9ª Câmara Cível do TJRS confirmou a improcedência da ação do ECAD movida contra o município de São Francisco de Paula. A municipalidade foi co-patrocinadora do 12º Festival Nativista "Ronco do Bugio" e a execução ocorreu pelos próprios titulares das obras.

    O relator do recurso, juiz-convocado ao TJ Miguel Ângelo da Silva, reforçou que os "shows" foram realizados pelos proprietários das obras executadas. Ao confirmar a sentença de 1º Grau, Silva salientou que "a prova oral coligida aos autos", evidenciam que não houve intuito de lucro na atuação do município na realização do evento.

    Referiu, ainda, caso análogo julgado pelo Superior Tribunal de Justiça, em que aquela Corte afirmou que a execução de músicas em festejos promovidos por municipalidade sem intuito de lucro, direto ou indireto, não está sujeita ao pagamento de direitos autorais.

    Acompanharam o voto do magistrado os desembargadores Odone Sanguiné e Marilene Bonzanini Bernardi. O julgamento ocorreu no dia 21 de setembro.

    Proc. 70004189676

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1960
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ecad-nao-pode-cobrar-direitos-autorais-de-eventos-sem-fins-lucrativos/141511

    Informações relacionadas

    Notíciashá 21 anos

    Estabelecimentos pequenos não precisam pagar Ecad

    Leonara Rocha, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Empresas que usam música ambiente devem pagar direitos autorais?

    Notíciashá 19 anos

    Ecad não pode cobrar de prefeituras direitos de festas sem objetivo de lucro

    Vieira Barros e Afonso Advogados, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    ECAD. O que é e por que tenho que pagar?

    Tribunal Regional Federal da 1ª Região
    Jurisprudênciahá 11 anos

    Tribunal Regional Federal da 1ª Região TRF-1 - APELAÇÃO CIVEL (AC): AC XXXXX-40.2004.4.01.3800

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)