jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Eleitor que não justificou ausência das eleições terá de pagar multa

0
0
0
Salvar

O eleitor que não votou no primeiro e no segundo turno das Eleições 2014 e nem justificou sua falta perante o juiz eleitoral deverá pagar multa para regularizar sua situação, conforme estabelecido no artigo do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965).

Aqueles que não compareceram no primeiro turno (5 de outubro) tiveram prazo para justificar a ausência até o dia 4 de dezembro. Já os eleitores que não votaram no segundo turno (26 de outubro) puderam justificar pela internet até o dia 26 de dezembro ou então até o dia 7 de janeiro, comparecendo pessoalmente nos Cartórios Eleitorais. Para a Justiça Eleitoral cada turno de votação é considerado uma eleição autônoma. A multa poderá ser paga em qualquer cartório eleitoral.

Impedimentos

Sem o comprovante de votação, ou de quitação eleitoral, o eleitor fica impedido de exercer alguns direitos, tais como: inscrever-se em concurso público; ser empossado em cargo público; obter passaporte; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial; obter empréstimos em bancos oficiais; e participar de concorrência pública ou administrativa.

Caso não votem nem justifiquem a ausência, os servidores públicos ficam sem receber seus vencimentos até regularizarem a situação junto à Justiça Eleitoral.

Quem não votar em três eleições consecutivas - considerando cada turno uma eleição - e não justificar sua ausência terá sua inscrição eleitoral cancelada. Essa regra não se aplica aos eleitores para os quais o voto é facultativo - analfabetos, os que têm 16 e 17 anos, e os maiores de 70 anos - e aos portadores de deficiência física ou mental, cujo cumprimento das obrigações eleitorais seja impossível ou demasiadamente oneroso.

Fonte: TRE-SC

  • Publicações1053
  • Seguidores284403
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações11
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eleitor-que-nao-justificou-ausencia-das-eleicoes-tera-de-pagar-multa/161296426
Fale agora com um advogado online