jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Em ação de desapropriação só se aplica o índice da caderneta de poupança

1
0
0
Salvar

Reconhecendo que o artigo F, da Lei 9.494/97 tem aplicabilidade imediata, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou a incidência, uma única vez, até o efetivo pagamento, dos índices oficiais de remuneração da caderneta de poupança. O acórdão acolheu embargos de declaração nº 6957798-04.2005.8.13.0024, interposto pela Advocacia-Geral do Estado (AGE), contra decisão que havia aplicado juros moratórios, juros compensatórios e a correção monetária.

No recurso, o Procurador do Estado Fábio Diniz Lopes argumentou que está pacificado pela jurisprudência que as normas sobre juros moratórios têm caráter processual, portanto aplicam-se aos processos em andamento. Assim, sustentou que não se pode falar em outra forma de remuneração e nem tampouco em incidência de correção, juros de mora e juros compensatórios, posto que, sua incidência é sobre todas as condenações contra a fazenda Pública.

  • Publicações1763
  • Seguidores28
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações62
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-acao-de-desapropriacao-so-se-aplica-o-indice-da-caderneta-de-poupanca/3102587
Fale agora com um advogado online