jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024

Em quais hipóteses poderá ser suprido o exame de corpo de delito? - Marcio Pereira

há 16 anos
2
0
1
Salvar

O exame de corpo de delito somente pode ser dispensado quando os vestígios do crime tiverem desaparecido ou o local tornar-se impróprio para a realização da perícia. Para que seja suprido há necessidade de expressa previsão legal. Nesse sentido, há de se notar que a confissão não se presta à substituição, haja vista a vedação consubstanciada no "caput" do art. 158 /CPP .

Por outro lado, a lacuna poderá ser suprida pela oitiva de testemunhas, nos termos do art. 167 /CPP , ou pelo exame indireto, compreendido da seguinte forma por Eugênio Pacelli: "O exame indireto será feito também por meio de peritos, só que a partir de informações prestadas por testemunhas ou pelo exame de documentos relativos aos fatos cuja existência se quiser provar, quando então se exercerá e se obterá apenas um conhecimento técnico por dedução". (Curso de Processo Penal, 2005, p. 337). Na mesma linha de entendimento, o HC 85901 / MS DJ 29.10.2007 (STJ).

Fonte: SAVI

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876113
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4931
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-quais-hipoteses-podera-ser-suprido-o-exame-de-corpo-de-delito-marcio-pereira/99247
Fale agora com um advogado online