jusbrasil.com.br
22 de Maio de 2024

Emancipação

Suas espécies e características

há 7 anos
4
0
0
Salvar

De início, é importante lembrar que a emancipação não reduz a maioridade, apenas atribui capacidade civil. O instituto da Emancipação se divide em três: emancipação voluntária, legal e judicial e está previsto no artigo 5 do Diploma Privado Brasileiro.

Emancipação voluntária, requisitos: titularidade do poder familiar, outrora de amos os pais, ato unilateral dos pais e a necessidade de registro no Cartório de Registros de Pessoas Naturais.

Emancipação Judicial: ocorre quando o tutor que a indecência civil de seu tutelado, ajuizando uma ação para emancipação do menor; é necessária o registro no Cartório de Pessoas Naturais.

Emancipação Legal: Ocorre pelo casamento, pela colação de grau em ensino superior, em caso de empregos de ordem pública, em estabelecimentos de economia privada, abstendo-se de dependência do menor em relação aos pais, tutores ou curadores e não há necessidade de registro.

Lei 10.406 de 10/01 de 2002, Código Civil

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Civil, Consumidor e Eleitoral
  • Publicações26
  • Seguidores17
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações271
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/emancipacao/514351107
Fale agora com um advogado online