jusbrasil.com.br
16 de Maio de 2024

Empresa consegue cancelar execução fiscal de ICMS, após Decisão Judicial.

Empresa estava sendo cobrada por notas fiscais, o que não está correto de acordo com a legislação.

Publicado por Allan Fernandes Costa
há 2 meses
1
0
0
Salvar

Em um caso recente, o TJSP não aceitou um recurso do Estado de São Paulo em um caso de execução fiscal de ICMS. A decisão da 4ª Câmara de Direito Público, reforça que o ICMS precisa ser declarado por procedimentos específicos.

No caso em questão, a empresa executada contestou a execução fiscal, alegando que as Certidões de Dívida Ativa (CDAs) foram baseadas em notas fiscais emitidas pela própria empresa.

O TJSP concordou com o argumento da empresa, destacando que o ICMS exige que o crédito tributário seja declarado em Guia de Informação e Apuração (GIA) ou em prévio procedimento administrativo.

A decisão ressalta que a nota fiscal não é suficiente para a constituição do crédito tributário de ICMS, e que a falta de observância dos procedimentos legais resulta na nulidade dos lançamentos. Portanto, as CDAs fundamentadas apenas em notas fiscais foram consideradas nulas pelo Tribunal.

Essa decisão é essencial para as Empresas e contribuintes para evitar problemas judiciais e não realizar pagamentos indevidos de ICMS feitos pelo Estado.

Se você estiver passando por isso, clique aqui para falar com a nossa equipe! Nós podemos ajudar você a evitar essa cobrança indevida.

  • Sobre o autorAdvogado e Entusiasta do Direito, Professor voluntário.
  • Publicações381
  • Seguidores25
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações78
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-consegue-cancelar-execucao-fiscal-de-icms-apos-decisao-judicial/2263696753
Fale agora com um advogado online