jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Empresa de tecnologia da área jurídica passa a fazer parte do maior centro de empreendedorismo tecnológico da América Latina

Empresa tecnológica de captura de meios de provas digitais é nova integrante do Cubo Itaú

Publicado por Regina Midori
há 4 anos
2
0
0
Salvar

A Verifact agora é a nova membro do Cubo Itaú! A iniciativa de inovação, localizada na Vila Olímpia, em SP, é o maior e mais relevante centro de empreendedorismo tecnológico da América Latina, uma plataforma de geração de negócios para startups de alto impacto. Abriga mais de 250 startups em 15 setores de mercado. Esses negócios escaláveis e inovadores têm 3.200 funcionários e geraram 770 empregos apenas em 2019, além de uma base de 33.000 talentos cadastrados na plataforma de vagas do Cubo Itaú.

O onboarding ocorreu dia 03 de fevereiro, onde o time de relacionamentos e comunidades recepcionou os novos integrantes com uma breve integração entre startups vindas de diversos lugares do Brasil e apresentação da "casa".

A Verifact tecnologia é uma empresa de tecnologia paranaense. Desenvolveu uma solução tecnológica para resolver problemas da área do Direito. Tem uma plataforma online que permite que qualquer pessoa, através de um computador com internet, possa registrar conteúdos web, como conversas de whatsapp, instagram, webmails e sites, que podem ser usados como provas digitais em processos judiciais. A solução, em desenvolvimento a mais de três anos e lançada no mercado em janeiro de 2019, foi criada para resolver uma grande lacuna do mercado jurídico: a necessidade de registro de materiais obtidos a partir da internet, com a agilidade necessária para que o material fosse preservado íntegro, sem contaminações, antes que pudesse ser apagado.

Utilizando técnicas forenses, demonstra praticidade e segurança ao advogado, que nem precisará a partir de agora, sair do seu escritório para fazer o registro de provas digitais.

PRECEDENTES a Verifact possui casos de aceitação em processos no TJSP e TJPR

O meio de prova registrado via Verifact é válido conforme o Art. 369 do Novo Código de Processo Civil e já possui casos de aceitação em processos no TJSP e TJPR.

Processo 1007756-16.2019.8.26.0604, do Foro de Sumaré."Diante dos documentos juntados à inicial que indicam a verossimilhança da alegação,(...)."

Processo nº 0077695-06.2019.8.16.0014. "Ao exame da inicial e documentos a ela acostados, tenho que o pedido de tutela de urgência NCPC art. 300) comporta recepção.

Processo 0005581-34.2019.8.16.0058. Consta no documento" provas aptas a gerar convencimento acerca da verossimilhança do pedido liminar ".

Destes três processos, dois já obtiveram acórdão favorável ao cliente e um deles aguarda decisão.

Há outros processos em andamento que utilizaram a solução tecnológica, no entanto correm sob sigilo de Justiça e não podem ser divulgados.

Resolução de conflitos sem a judicialização

Apesar do objetivo principal da solução ser a geração de meios de provas digitais robustos, ágeis no registro, para processos judiciais, a solução tem, em alguns casos, evitado a judicialização de processos. Em um dos casos, um cliente utilizou a solução para resolver uma divergência contratual. O profissional utilizou uma conversa de whatsapp com seu cliente como prova digital em uma negociação. A conversa realizada com o contratante continha acordos e alinhamentos de negociações feitas com a empresa contratante. No entanto o gestor da empresa que negociava o contrato se desligou no meio do projeto e o novo gestor questionou algumas decisões realizadas antes de sua contratação. O conteúdo da conversa do whatsapp serviu como um documento de registro das negociações realizadas com o antigo gestor.

Agilidade no registro e confiabilidade

O meio digital é extremamente volátil e é necessárias técnicas seguras para evitar fraudes, contaminações e a possibilidade de que possa ser periciado, caso necessário.

Ter agilidade no registro é de grande importância, considerando que a Internet é um meio volátil - o material pode desaparecer literalmente a qualquer minuto e que requer a utilização de técnicas forenses adequadas para que o material seja registrado de forma a evitar fraudes, contaminações e que possa ser verificado por um perito posteriormente, caso necessário.

A solução tecnológica traz agilidade que estes materiais sejam salvos para evitar a impunidade e também confiança, ao atender normas técnicas forenses para capturar os materiais digitais com confiança. Para registrar uma prova disponível na web pelo sistema tecnológico, é necessário somente a criação de um login no site da empresa e ter créditos suficientes para a captura. Em poucos minutos é possível registrar vídeos, áudios , imagens e textos disponíveis na internet, tais como conteúdos de sites, conversas de whatsapp, facebook, lojas virtuais, por exemplo. Após o registro, é gerado um relatório técnico em pdf com as imagens das telas capturadas, além do vídeo de toda a navegação, os arquivos baixados e os metadados técnicos.

Segundo a advogada Mariana Moretti, que tem utilizado a solução em seu trabalho, a Verifact tem sido bem útil ao seu dia a dia devido a facilidade a agilidade de uso:"por meio da Verifact encontrei facilidade e agilidade, de forma segura, para registar provas digitais, as quais jjá tenho utilizado junto ao poder judiciário. Trata-se de uma alternativa que acompanha a evolução da sociedade e também contribui para o seu desenvolvimento."

Para fazer o registro de um conteúdo web pela Verifact é bem simples:

1. criar um login no site www.verifact.com.br;

2. dentro da sua conta, comprar créditos pré pagos dentro da plataforma;

3. Ainda no site da Verifact, clicar no botão" iniciar captura ", navegar pelo (s) site (s) desejado (s) ,conforme orientações dos tutoriais e em seguida" clicar no botão "finalizar".

Em alguns minutos será emitido um relatório digital para ser baixado, junto com o (s) vídeo (s) da navegação, com áudio, os arquivos baixados durante a navegação e metadados técnicos.

Cada relatório custa R$69,00, pagos previamente e sem mensalidades via site.

Saiba mais:

Verifact tecnologia

www.verifact.com.br

  • Publicações7
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações232
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-de-tecnologia-da-area-juridica-passa-a-fazer-parte-do-maior-centro-de-empreendedorismo-tecnologico-da-america-latina/814046598
Fale agora com um advogado online