jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Execução provisória da pena e a Lei 13.964/19

Publicado por Felipe Malvezi
há 4 anos
2
0
0
Salvar

Em novembro do corrente ano (2019), o STF, com o intuito de pacificar a controvérsia, afirmou que a impossibilidade da execução provisória da pena se aplica inclusive nos crimes submetidos ao Tribunal do Júri, conforme informativo 960 da Corte.

Entretanto, com o pacote anticrime (lei 13.964/19) recém sancionado, foi alterada a alínea e do artigo 492 do CPP, possibilitando a execução provisória dos crimes dolosos contra a vida (submetidos ao júri). Há, também, a possibilidade do magistrado deixar de autorizar a execução provisória da pena em casos de questões substanciais a serem resolvidas.

Dessa forma, fica clara a instauração de uma nova controvérsia da lei contra a jurisprudência da Corte Suprema.

Por derradeiro, apenas por esclarecimento, cabe salientar que a decisão do STF não vincula o legislativo, sob pena de fossilização, razão pela qual não impede este de legislar contrariamente sobre o tema. Porém, não há impedimento, também, da referida norma sofrer controle de constitucionalidade futuramente.

  • Sobre o autorInstagram: @frmalvezi
  • Publicações14
  • Seguidores17
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações158
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/execucao-provisoria-da-pena-e-a-lei-13964-19/795118124
Fale agora com um advogado online