jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Fux suspende ações penais em que Bolsonaro é réu no STF

Ministro levou em consideração a imunidade presidencial prevista na Constituição. Caso envolve discussão com deputada.

Publicado por Jota Info
há 5 anos
6
1
12
Salvar

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu a tramitação das duas ações penais que têm como réu o presidente Jair Bolsonaro. O caso ficará sobrestado até o fim do mandato do chefe do Executivo, voltando a tramitar em 2023. (leia a íntegra da decisão)

Fux levou em consideração a chamada imunidade presidencial. Isso porque o artigo 86 da Constituição prevê que “o presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções”.

“Como é de conhecimento público, o réu foi empossado, em 1º de janeiro de 2019, no cargo de Presidente da República. Em razão disso, aplicam-se as normas da Constituição Federal, relativas à imunidade formal temporária do Chefe de Estado e de Governo, a impedir, no curso do mandato, o processamento dos feitos de natureza criminal contra ele instaurados por fatos anteriores à assunção do cargo”, decidiu Fux.

Leia reportagem completa.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1547
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fux-suspende-acoes-penais-em-que-bolsonaro-e-reu-no-stf/674236594
Fale agora com um advogado online