jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Gamification: atinja suas metas na vida com os ensinamentos dos vídeo games

Avance "fase por fase" e cumpra seus objetivos

há 8 anos
56
0
8
Salvar

Jogar vídeo game é uma perda de tempo? Muitas pessoas já pensaram assim, mas estudos comprovam que "gamificar" sua vida pode ser positivo.

Vários estudos comprovam que o videogame melhora o raciocínio, a atenção e a capacidade de realizar múltiplas tarefas (características ideias para o profissional moderno). Além disso, ele pode te ensinar estratégias bem interessantes para sua vida.

Uma delas é usar o processo de gamification para cumprir metas e atingir resultados.

Gamification significa aplicar a lógica de comportamento de jogos virtuais em processos diversos, para torná-los mais engajadores, didáticos ou divertidos, por exemplo. Consiste em dividir um grande trabalho ou desafio em fases menores, com objetivos específicos a serem cumpridos e graus de dificuldade crescentes.

A lógica é a seguinte: o “jogador” é induzido a treinar, nível a nível, até se tornar bom o suficiente para passar para o seguinte.

Não duvide: essa pode ser uma ferramenta muito útil para o trabalho, se você souber como aplicá-la.

Dia cheio de tarefas? Utilize um tempo para se organizar e comece pela mais simples ou pelo que você acha mais fácil como ler e responder todos os seus e-mails, por exemplo. Vá para a próxima fase e combata as atividades mais complexas.

Quando "pegar o jeito", experimente otimizar a execução das “fases”. Se indague: é possível diminuir o tempo que você leva para realizar cada tarefa? É possível executá-la com menor nível de erros?

E veja bem, o gamification também pode te ajudar em desafios pessoais.

Quer perder peso? Comece correndo três voltas no seu quarteirão. Tente diminuir seu tempo dia após dia. Comece a servir 100 gramas a menos no seu prato. Na semana seguinte, tente correr uma volta a mais. Na terceira semana, diminua o número de doces que você come e o tempo que você leva para dar quatro voltas no quarteirão.

Essa é a lógica. Vamos "gamificar" nossos desafios?

Fonte: 99u. Com (site em inglês)

Em caso de dúvidas: mhgd.ufmg@gmail.com

  • Sobre o autorAdvogado, Palestrante, Professor, Produtor de conteúdo jurídico.
  • Publicações184
  • Seguidores912
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações530
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gamification-atinja-suas-metas-na-vida-com-os-ensinamentos-dos-video-games/267181985
Fale agora com um advogado online