Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Gamification: atinja suas metas na vida com os ensinamentos dos vídeo games

Avance "fase por fase" e cumpra seus objetivos

há 8 anos

Jogar vídeo game é uma perda de tempo? Muitas pessoas já pensaram assim, mas estudos comprovam que "gamificar" sua vida pode ser positivo.

Gamification atinja suas metas na vida com os ensinamentos dos vdeo games

Vários estudos comprovam que o videogame melhora o raciocínio, a atenção e a capacidade de realizar múltiplas tarefas (características ideias para o profissional moderno). Além disso, ele pode te ensinar estratégias bem interessantes para sua vida.

Uma delas é usar o processo de gamification para cumprir metas e atingir resultados.

Gamification significa aplicar a lógica de comportamento de jogos virtuais em processos diversos, para torná-los mais engajadores, didáticos ou divertidos, por exemplo. Consiste em dividir um grande trabalho ou desafio em fases menores, com objetivos específicos a serem cumpridos e graus de dificuldade crescentes.

A lógica é a seguinte: o “jogador” é induzido a treinar, nível a nível, até se tornar bom o suficiente para passar para o seguinte.

Não duvide: essa pode ser uma ferramenta muito útil para o trabalho, se você souber como aplicá-la.

Dia cheio de tarefas? Utilize um tempo para se organizar e comece pela mais simples ou pelo que você acha mais fácil como ler e responder todos os seus e-mails, por exemplo. Vá para a próxima fase e combata as atividades mais complexas.

Quando "pegar o jeito", experimente otimizar a execução das “fases”. Se indague: é possível diminuir o tempo que você leva para realizar cada tarefa? É possível executá-la com menor nível de erros?

E veja bem, o gamification também pode te ajudar em desafios pessoais.

Quer perder peso? Comece correndo três voltas no seu quarteirão. Tente diminuir seu tempo dia após dia. Comece a servir 100 gramas a menos no seu prato. Na semana seguinte, tente correr uma volta a mais. Na terceira semana, diminua o número de doces que você come e o tempo que você leva para dar quatro voltas no quarteirão.

Essa é a lógica. Vamos "gamificar" nossos desafios?

Fonte: 99u. Com (site em inglês)

Em caso de dúvidas: mhgd.ufmg@gmail.com

Gamification atinja suas metas na vida com os ensinamentos dos vdeo games

  • Sobre o autorAdvogado, Palestrante, Professor, Produtor de conteúdo jurídico.
  • Publicações184
  • Seguidores912
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações530
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gamification-atinja-suas-metas-na-vida-com-os-ensinamentos-dos-video-games/267181985

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito interessante. continuar lendo

Então. Chamei meu filho de nove anos para lermos seu artigo, juntos, e ele acrescentou que os jogos "melhoram a agilidade ocular, as escolhas, a vida e o comportamento social" - palavras dele. Racionalizando toda a situação, não temos que ver tudo que é "inovador" como um inimigo potencial, mas muito pelo contrário, como devemos tirar o máximo proveito. O que terá sido dito das máquinas infernais que assolaram o início do século XIX (Carro)? continuar lendo

Nossa Lara, gostei muito de sua participação! Eu confesso que sou um entusiasta da modernidade. Penso que as ferramentas são fantásticas e se serão usadas "para o bem ou para ou mal" depende totalmente das intenções de quem usa, ou seja, as novas ferramentas tecnológicas, na maioria das vezes, não são um problema! Grande abraço. continuar lendo

Muito bom. Para quem eh mae de um adolescente.
Que da uma atençao exagerada aos games.
Ter algo positivo...eh uma esperança.
Parabens pela abordagem

Obrigada continuar lendo

Enfim, estabelecer metas e objetivos, e o passoapasso para alcançá-los. A mesma coisa de sempre, só que com um "nome" novo.
Mas a proposta ainda é muito boa e eficaz. continuar lendo