jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Governador veta artigo da "Lei dos Cartórios" a pedido da OAB-PI

Publicado por OAB - Piauí
há 12 anos
0
0
0
Salvar

O governador Wilson Martins sancionou, nesta quarta-feira (30), a lei que autoriza a criação de 10 novos cartórios em Teresina, além de vetar o artigo 4º do texto original. O veto havia sido solicitado pela OAB-PI, sob a justificativa de que o dispositivo impedia a realização de concurso público para os cartórios que estivessem com a sua titularidade sendo contestada na Justiça. Com a sanção da Lei Complementar nº 184, conhecida como Lei dos Cartórios, a capital passa a contar com 19 cartórios. Entretanto, conforme entendimento da OAB-PI, o artigo violava frontalmente o dispositivo na Constituição Federal. O dispositivo normatizava que a abertura de concurso para a delegação de ofício, que esteja submetido a apreciação do Poder Judiciário, dependerá do trânsito em julgado da correspondente ação, o que representava um obstáculo à realização de concursos públicos em cartórios, conforme avaliação da OAB-PI. Entendemos que a efetivação de um concurso não pode se submeter a qualquer impedimento referente a ações judiciais em curso, argumentou o presidente da OAB-PI, Sigifroi Moreno Filho. Além da Seccional Piauiense, o Tribunal de Justiça do Piauí, solicitou formalmente o veto do artigo em questão. O governador Wilson Martins sancionou, nesta quarta-feira (30), a lei que autoriza a criação de 10 novos cartórios em Teresina, além de vetar o artigo 4º do texto original. O veto havia sido solicitado pela OAB-PI, sob a justificativa de que o dispositivo impedia a realização de concurso público para os cartórios que estivessem com a sua titularidade sendo contestada na Justiça.

Com a sanção da Lei Complementar nº 184, conhecida como Lei dos Cartórios, a capital passa a contar com 19 cartórios. Entretanto, conforme entendimento da OAB-PI, o artigo violava frontalmente o dispositivo na Constituição Federal.

O dispositivo normatizava que a abertura de concurso para a delegação de ofício, que esteja submetido a apreciação do Poder Judiciário, dependerá do trânsito em julgado da correspondente ação, o que representava um obstáculo à realização de concursos públicos em cartórios, conforme avaliação da OAB-PI.

Entendemos que a efetivação de um concurso não pode se submeter a qualquer impedimento referente a ações judiciais em curso, argumentou o presidente da OAB-PI, Sigifroi Moreno Filho. Além da Seccional Piauiense, o Tribunal de Justiça do Piauí solicitou o veto do artigo em questão.

  • Publicações4440
  • Seguidores13
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações16
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governador-veta-artigo-da-lei-dos-cartorios-a-pedido-da-oab-pi/3139667
Fale agora com um advogado online