jusbrasil.com.br
21 de Junho de 2024

GRAVAÇÃO TELEFÔNICA DE TELEATENDIMENTO SERÁ OPCIONAL

0
0
0
Salvar

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (10/04), em segunda discussão, o projeto de lei 969-A/11, do deputado Samuquinha (PR). Ele obriga as empresas que prestam serviço de teleatendimento a fornecer ao consumidor a opção de não permitir que a ligação seja gravada. Pelo texto aprovado, a pessoa deve ser informada de forma clara e objetiva no início da ligação, seja ela feita pela empresa ou o consumidor.

O projeto determina que o atendimento só prosseguirá após a manifestação do consumidor de se gravar ou não a ligação. O início da conversa telefônica, em que será informada a opção prevista no projeto, deverá ser gravado e arquivado pela empresa, para fins de comprovação de sua livre escolha, sendo a gravação imediatamente interrompida se assim o consumidor escolher.

Da maneira como a advertência é feita, soa para o usuário como uma verdadeira imposição, ou mesmo uma condição sem a qual o atendimento não poderá ser realizado, induzindo o consumidor a acreditar que permitir a gravação do atendimento vai lhe trazer alguma segurança, como se preservar o sigilo da comunicação pudesse lhe causar algum risco, justifica o deputado. O projeto segue agora para o governador Luiz Fernando Pezão, que terá 15 dias úteis para vetar ou sancionar o texto.

  • Publicações17683
  • Seguidores62
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações24
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gravacao-telefonica-de-teleatendimento-sera-opcional/115771953
Fale agora com um advogado online