jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Guarda Compartilhada

Publicado por Beatriz Medeiros
há 3 anos
1
0
0
Salvar

A Guarda está prevista no artigo 1.583, do CPC, qual pode ser unilateral ou compartilha.

A forma da guarda compartilhada é fixar uma base de residência, ou seja, o filho residir com um dos genitores, tendo esse uma denominada custódia física, como esclarece Conrado Paulino @conrado_paulino.

Ressalta-se que nesta modalidade as decisões sobre o filho são tomadas em conjunto pelos pais.

*Mas e a fixação dos alimentos “pensão alimentícia”?*

Vemos no Enunciado 607 das Jornadas de Direito Civil que: _“A guarda compartilhada não implica ausência de pagamento de pensão alimentícia”_. Assim, o genitor que não tiver a custódia física do filho será o responsável ao pagamento da pensão alimentícia.

Na guarda compartilhada é também estabelecido quanto ao direito de convivência, visitas, visto que o _objetivo desta modalidade é manter o exercício das suas funções parentais de uma melhor forma para os filhos_. Onde, apesar dos genitores separados, continuem sendo responsáveis pela formação dos filhos.

  • Sobre o autorFé, hoje e sempre!
  • Publicações7
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações234
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/guarda-compartilhada/1150203917
Fale agora com um advogado online