jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Homicídio qualificado pela futilidade e o homicídio gratuito

O legislador errou mais uma vez

Publicado por Michel Silva de Souza
há 9 anos
5
0
0
Salvar

O Homicídio qualificado pela futilidade (motivo pequeno/insignificante), não é o mesmo que homicídio gratuito (não há motivo). Ora, se o motivo fútil qualifica o tipo penal imputado, penso que, a ausência de motivo aparente (gratuito), o legislador também deveria considerar tão grave e determinante à incidência da qualificadora na prática desse delito.

Concluindo, o agente não deveria responder pelo delito apenas na forma simples do art. 121, "caput", do Código Penal, mas sim, na forma qualificada, capitulada no § 2º do mesmo diploma legal. No entanto, ainda não há previsão legislativa à pratica dessa modalidade de homicídio, gratuito e desprovido de motivo. O legislador errou ao limitar-se aos "motivos, meios, modos e fins".

  • Publicações10
  • Seguidores25
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações669
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/homicidio-qualificado-pela-futilidade-e-o-homicidio-gratuito/181864569
Fale agora com um advogado online