jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Impossibilidade do Pedido de Reconvenção nos Embargos à Execução

Publicado por Vanessa Félix
há 3 anos
3
0
0
Salvar

    Segundo o julgamento do REsp: 1.528.049-RS proferido pela 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, não é cabível o oferecimento da reconvenção através dos embargos à execução opostos pelo executado, visto que a reconvenção, prevista no art. 343 do Código de Processo Civil, possui aplicação apenas na fase de conhecimento (cognitiva) haja vista que a mesma tem como objeto a exigência de uma decisão de mérito, totalmente em desacordo com a fase executiva uma vez que nesta fase o título executivo já se encontra definido.

    Ademais, entende-se que o oferecimento da reconvenção acarretaria prejuízos a celeridade processual para a satisfação do crédito, objeto da execução. Vale destacar que, na medida em que fosse admitida, ocasionaria o surgimento de uma relação cognitiva simultânea, ou seja, é como se estivéssemos diante de uma dupla fase de cognição, tendo como consequência o prejuízo ao andamento da execução.

    Em suma, com base no REsp 1.528.049-RS, não é cabível oferecer pedido de reconvenção através dos embargos à execução.

  • Publicações8
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações157
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/impossibilidade-do-pedido-de-reconvencao-nos-embargos-a-execucao/1128905540
Fale agora com um advogado online