jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024

Inclusão do ISS na base de cálculo do pis e da cofins: leading case STF

Publicado por Roselaine Rocha
há 4 anos
3
0
0
Salvar

No mês de agosto de 2020, o STF começou a julgar o RE 592616, sob o tema 118, com repercussão geral, que analisa se o iss integra ou não a base de cálculo do pis da cofins, assim como icms anteriormente.

Sob a relatoria do Ministro Celso de Mello, o recurso teve voto parcial, fixando a tese de que o ISS não representa acréscimo patrimonial para a empresa e sim ingresso financeiro meramente transitório.

O julgamento está suspenso, por conta do pedido de vista do Ministro Dias Toffoli.

No entanto, a parcialidade do voto, se confirmado, modulará os efeitos da decisão. Assim, poderão restituir os últimos 05 anos, somente os contribuintes que até a data da finalização do julgamento entraram com a ação judicial, diferenciando-se do leading case do icms.

  • Sobre o autorAdvogada.Especialista em Direito Tributário, Empresarial e Mercado do Carbono
  • Publicações44
  • Seguidores19
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações138
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inclusao-do-iss-na-base-de-calculo-do-pis-e-da-cofins-leading-case-stf/944379817
Fale agora com um advogado online