jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Justiça concede indenização de transporte em ACP da UNAFE que cobra melhorias estruturais na PGF em Fortaleza-CE

0
0
0
Salvar

Juiz Federal da 8ª Vara do Ceará negou o pedido de concessão de liminar da UNAFE na Ação Civil Pública nº 0800151-81.2012.4.05.8100T, por melhores condições de trabalho na procuradoria do INSS em Fortaleza-CE. O Juiz concedeu apenas a indenização de transporte determinando o pagamento imediato.

Na ação, a UNAFE informou que devido à reforma do edifício sede do INSS em Fortaleza-CE, a Procuradoria Federal Especializada foi transferida para outro edifício que “dado a sua precariedade, expunha os Procuradores a risco permanente e concreto de vida e a diversos constrangimentos morais, não lhes propiciando as necessárias condições de trabalho”.

De acordo com a UNAFE, a Procuradoria foi transferida para novo edifício, “que pouco alterou a precária situação de trabalho anterior”.

O Juiz afirma na decisão que “é difícil entender como um órgão vital para a defesa dos interesses jurídicos da Administração possa ser tão desprestigiado por ela, notadamente quando composto por sua elite intelectual escolhida através de um dos mais difíceis processos seletivos e provas de títulos”.

Na decisão o Juiz nega o pedido da UNAFE na ACP de antecipação de liminar para que prazo para as melhorias estruturais fossem realizadas, mas assegura a indenização de transporte.

“Ausente a prova inequívoca da legalidade vergastada da petição inicial e sem prejuízo de posterior reapreciação, indefiro as solicitações de concessão de liminares, salvo quanto à indenização de transporte prevista no art. 60 da Lei nº 8112/90, que ocorrendo o seu fato gerador, determino às entidades promovidas que, atendidas as prescrições normativas, procedam ao seu imediato pagamento”, destacou o Juiz na decisão.

Em reunião com o Procurador-Geral Federal, Marcelo Siqueira, na última terça-feira, 20, a Diretora-Geral da UNAFE foi informada que a Procuradoria-Geral Federal está finalizando a negociação de contrato de aluguel com prédio comercial que será reformado de acordo com as necessidades da Instituição. De acordo com o Procuradoria-Geral Federal, a estruturação da unidade de Fortaleza-CE está prevista para início de 2013.

CONDIÇÕES DE TRABALHO

A UNAFE também ingressou no dia 11 de setembro desse ano com Ação Civil Pública visando a solução de problemas estruturais vivenciados também na unidade da PGF em Americana – SP. A entidade alegou na ACP que Procuradores Federais da unidade relataram as péssimas condições de trabalho a que estão sendo expostos, o que de acordo com a Ação acarreta risco permanente e concreto de vida, além de prejudicar a eficiência do trabalho.

Imprensa Comunicação UNAFE
Jornalista Responsável: Roberta Mrad
imprensa@unafe.org.br
(61) 3039-2803 / (61) 3202-6361 / (61) 3037-9441


  • Publicações5325
  • Seguidores9
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações19
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-concede-indenizacao-de-transporte-em-acp-da-unafe-que-cobra-melhorias-estruturais-na-pgf-em-fortaleza-ce/300754075
Fale agora com um advogado online