jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024

Justiça Federal mantém multa a posto de gasolina que funciona sem licença ambiental

0
0
0
Salvar

Decisão da Justiça Federal do Rio Grande do Norte manteve a multa aplicada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) a um posto de gasolina que funciona sem licença ambiental. Na sentença o Juiz Federal Ivan Lira de Carvalho, da 5ª Vara Federal do Rio Grande do Norte, negou o pedido do posto de combustível, instalado no bairro de Candelária, que tentava se desobrigar da multa de R$ 10 mil imposta pelo IBAMA. O fato de a parte autora ter firmado termo de ajustamento de conduta parcial com o Ministério Público Estadual e com a Secretaria Especial de Meio Ambiente e Urbanismo SEMURB, no sentido de assumir algumas obrigações, não afasta a necessidade da licença ambiental, cuja inexistência deu causa à multa questionada, escreveu o Juiz na sentença.

O magistrado analisou ainda que o valor da multa não pode ser considerado exorbitante ou desproporcional. Isso porque, além do caráter punitivo da sanção, é bem provável que, tratando-se a autora de posto de gasolina, é possível que o montante cobrado seja diluído no próprio faturamento da empresa em pouco menos de um mês de seu faturamento, mantendo, pois, uma proporcionalidade entre o valor fixado e a natureza da infração, destacou o Juiz Federal Ivan Lira.

  • Publicações266
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações38
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-federal-mantem-multa-a-posto-de-gasolina-que-funciona-sem-licenca-ambiental/2576623
Fale agora com um advogado online