jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Justiça suspende reintegração de posse até que imobiliária indenize consumidor pelas obras feitas no imóvel

Publicado por Rafael Rocha Filho
há 4 anos
11
0
7
Salvar

O juiz Wander Soares Fonseca, da 2ª Vara Cível de Iporá – GO, determinou a suspensão de uma medida de reintegração de posse concedida a uma imobiliária até que a empresa faça o ressarcimento integral das obras feitas por um consumidor, em imóvel que foi objeto de ação de rescisão contratual.

Após adquirir o terreno, mediante contrato de compromisso de compra e venda, o consumidor não conseguiu realizar os pagamentos do contrato como havia sido combinado.

Diante da inadimplência, a imobiliária ingressou com ação judicial para rescindir o contrato e obter o imóvel de volta.

A ação foi julgada procedente e foi determinado que o adquirente devolvesse a posse do lote, contudo, a empresa não havia sido obrigada a ressarcir o consumidor pelas acessões realizadas no imóvel, como a construção de uma casa, avaliada em mais de R$ 130.000,00.

Na processo em que questiona a reintegração de posse e a rescisão contratual, o autor foi representado pelo advogado Rafael Rocha Filho, do escritório Rocha Advogados, com sede em Goiânia – GO.

O proprietário questiona vários problemas que ocorreram no processo de reintegração, como a ausência de notificação premonitória válida, capitalização mensal de juros em contrato realizado com empresa não integrante do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), ausência de indenização pelas obras realizadas no terreno, entre outros pontos.

A empresa havia obtido uma ordem para realizar a desocupação compulsória imediata do consumidor, contudo, sem lhe indenizar pelas obras que foram realizadas no imóvel, algo que não é correto juridicamente, porque traria um lucro à imobiliária sem que houvesse causa para isso.

A Lei de nº 6.766/79, em seu art. 34, prevê que as benfeitorias deverão ser indenizadas em qualquer caso de rescisão contratual e, mesmo que haja previsão no contrato de forma diversa, prevalecerá o dever de ressarcimento pelas obras, algo aplicável, inclusive, em caso de acessões, como era a situação do processo, como explica o advogado.

Decisão

Na decisão, o magistrado acatou o pedido do consumidor para suspender a ordem de reintegração de posse, concedendo uma medida liminar, no seguinte sentido:

“...a desocupação imediata e compulsória do imóvel, sem a devida compensação financeira, caracteriza enriquecimento sem causa, por parte da requerida, bem como o perigo de dano se encontra presente, vez que o autor poderá ser imediatamente desocupado do imóvel.
(...)
Ante o exposto, DEFIRO a tutela provisória de urgência para determinar que seja mantido na posse do imóvel...”

A decisão é acerta, justa e correta. Não é justo que a empresa fique com a casa que foi construída no terreno, sem fazer a devida compensação financeira ao autor, pontua o advogado.

Processo: 5317923-20.2020.8.09.0076

Se puder, me segue aqui no Jus pra acompanhar meus próximos artigos e recomende a leitura clicando no 👍🏻 lá em cima.

Gostou dessa notícia? Se você quiser, compartilha comigo nos comentários o que você achou sobre a suspensão da medida de reintegração de posse até que haja a indenização integral pelas obras feitas pelo consumidor.

Rafael Rocha Filho é advogado, especialista em Imóveis, Contratos e Dívidas, com atuação em demandas de pessoas e empresas em Empréstimos Bancários, Financiamentos Imobiliários, Processos de Execução, Execução Fiscal, Revisionais de Contratos, Ações de Indenização, Busca e Apreensão de Veículos e Leilões de Imóveis.

Site: www.rochadvogados.com.br

Instagram Linkedin Facebook

  • Sobre o autorAdvogado - Especialista em Imóveis, Contratos e Dívidas
  • Publicações209
  • Seguidores1344
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações448
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-suspende-reintegracao-de-posse-ate-que-imobiliaria-indenize-consumidor-pelas-obras-feitas-no-imovel/1105206939
Fale agora com um advogado online