jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Lideranças associativas mobilizam-se contra aprovação da PEC 53

9
3
8
Salvar

Lideranças associativas que integram o Movimento Unidade e Valorização da Magistratura fizeram, nesta terça-feira (9 de julho), uma verdadeira peregrinação no Senado federal a fim de conseguirem apoio de senadores contra a aprovação da PEC 53/2011, Proposta de Emenda à Constituição que retira dos magistrados brasileiros a prerrogativa da vitaliciedade. A mobilização, em Brasília, contou com a presença do presidente da AMMA juiz Gervásio Santos, um dos fundadores do Movimento.

A PEC nº 53/2011 pretende alterar o artigo 93 da Constituição Federal. O texto exclui a pena de aposentadoria compulsória para Magistrados e Membros do Ministério Público, que poderão perder o cargo por decisão administrativa, caso a proposta seja aprovada.

Durante todo dia de hoje, as lideranças associativas estiveram reunidas com senadores e estes encontros resultaram em três vitórias para a Magistratura. A primeira delas é que a PEC deixou de tramitar em regime de urgência; a segunda, é que o relator da matéria, senador Blairo Maggi, apresentou um substitutivo à Proposta que foi aceito consensualmente pelas lideranças associativas.

A terceira vitória foi anunciada pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, senador Vital do Rego, o qual sinalizou que se não houver consenso nesta quarta-feira (10) na CCJ sobre o substitutivo, é possível que haja o adiamento da votação da PEC para após o recesso.

A atuação das lideranças associativas juntos aos senadores foi de fundamental importância para que um consenso em torno do substitutivo à proposta original da PEC 53. O juiz Gerváso Santos foi recebido pelos senadores maranhenses Edison Lobão e Epitácio Cafeteira, que se comprometeram em estar ao lado da Magistratura.

Em seguida, juntamente com os demais representantes de associações estaduais, o presidente da AMMA foi recebido pelo Presidente do Senado Federal e pelo líder do governo, senador Eunício Oliveira, que se comprometeram em trabalhar pelo aprofundamento da discussão. Nesta quarta-feira (10), a materia será apreciada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

FONTE: AMMA

  • Publicações2872
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações76
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/liderancas-associativas-mobilizam-se-contra-aprovacao-da-pec-53/100601207
Fale agora com um advogado online