jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Mandado de Injunção Portadores de Deficiência: STF determina juntada de casos concretos

0
0
0
Salvar

A UNAFE ingressou no Supremo Tribunal Federal com mandado de injunção coletivo contra a Presidência da República, a Câmara dos Deputados e a Presidência do Senado, pedindo que seja reconhecido o direito à aposentadoria especial de advogados públicos federais deficientes.

O direito de servidores com deficiências físicas de requerer aposentadoria especial tem previsão constitucional. Todavia, nunca foi regulamentado pelo Congresso Nacional. O parágrafo 4º do artigo 40 da Constituição autoriza a fixação de regime diferenciado de aposentadoria aos servidores deficientes ou que exerçam atividades físicas arriscadas ou prejudiciais à saúde.

Ocorre que o Ministro Gilmar Mendes determinou que a UNAFE comprove indeferimentos de aposentadoria especial para deficientes, por ausência da norma regulamentadora.

“A participação do associado é fundamental porque há necessidade que se comprove a recusa da Administração, na visão do Ministro Gilmar Mendes, relator do Mandado de Injunção. Não basta a simples alegação de que o direito à aposentadoria especial não está regulamentado”, afirmou o Assessor Jurídico da entidade, Mauricio Verdejo.

Imprensa Comunicação UNAFE
Jornalista Responsável: Roberta Mrad
imprensa@unafe.org.br
(61) 3039-2803 / (61) 3202-6361 / (61) 3037-9441


  • Publicações5325
  • Seguidores9
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações30
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mandado-de-injuncao-portadores-de-deficiencia-stf-determina-juntada-de-casos-concretos/300754940
Fale agora com um advogado online