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19 de Maio de 2024

Melhorias nos serviços gerais reduzem gastos

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Os serviços de limpeza, telefonia, ascensorista e copeiragem entre outros que integram o rol dos serviços gerais estão sendo prestados ao Tribunal de Justiça com mais de 50% de economia após as licitações da gestão 2008/2009.

De acordo com a Gerência de Serviços Gerais (GSG), após a contratação de empresa de consultoria para avaliar os contratos em vigência e a mudança da modalidade de licitação, os custos dos serviços prestados foram reduzidos em R$ 370 mil por mês.

A economia para o Poder Judiciário também atingiu, no ano de 2008, os gastos com energia elétrica depois de acompanhamento minucioso dos contratos. Trabalhamos com um engenheiro eletricista revisando os contatos e conseguimos economia de 10% em relação ao ano de 2007, afirma o gerente da GSG, Luís Alberto Melo.

Os trabalhos levaram em conta ainda a análise do histórico de consumo e, em alguns casos, o diagnóstico do comportamento elétrico nas unidades, verificando picos de consumo, falhas no sistema de fornecimento ou uso desnecessário de eletricidade.

Em 2009, a avaliação ainda não foi fechada, mas há tendência de continuidade da redução. Responsável pela manutenção das locações de imóveis pelo Poder Judiciário, a GSG regularizou todas as pendências relativas aos 54 prédios da capital e 23 do interior, estes em comarcas centralizadas. Atualmente, todos aos contratos de locação de imóveis do Tribunal de Justiça estão regularizados.

Com a mudança do Ipraj para o prédio anexo ao Tribunal de Justiça, a gerência providenciou a interligação das centrais telefônicas dos dois prédios para proporcionar redução de gastos e a economia deve chegar a 6% ao mês.

Um cabo subterrâneo de 300 metros instalado entre os dois edifícios permitiu a mudança. O serviço de cabeamento foi executado em quatro dias por uma empresa especializada e as ligações inter-ramais estão disponíveis desde então.

Um novo sistema de atendimento às solicitações de manutenção e reparo das unidades da capital, criado durante a atual gestão, propiciou o cumprimento de mais de 18 mil ordens de serviços de pintura, carpintaria, hidráulica e rede elétrica, entre outros. A logística funciona com o aluguel de cinco veículos, atuando de modo descentralizado, com uma equipe específica para o atendimento das demandas. A prestação do serviço dura o dia inteiro, observa o gerente Luís Alberto Melo.

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