jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024

MPF/SP pede anulação de concurso para professor da UFSCar

Há suspeita de favorecimento do primeiro colocado. Candidato possuía vínculo acadêmico anterior com um dos integrantes da banca examinadora

há 9 anos
0
0
0
Salvar
O Ministério Público Federal pediu a anulação do concurso público realizado em 2006 pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) para o cargo de professor adjunto de Físico-Química Teórica do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia do campus de São Carlos, no interior de São Paulo. O processo seletivo teve sua idoneidade comprometida, uma vez que o primeiro colocado no certame possuía relação acadêmica com um dos integrantes da banca examinadora. O MPF também requer que o então candidato, atualmente professor da UFSCar, seja desligado do quadro docente da instituição, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia de descumprimento.

Dois anos antes de ser selecionado no concurso, o profissional obteve o título de doutor em Química pela UFSCar, sob orientação de um dos professores que vieram a compor a comissão avaliadora do processo seletivo disputado por ele em 2006. Além disso, ambos elaboraram e publicaram em coautoria diversos artigos e resumos científicos em periódicos e anais de congressos.

Para o procurador da República Ronaldo Ruffo Bartolomazi, autor da ação, ao eleger tal professor para compor a comissão, a UFSCar maculou frontalmente os princípios da igualdade, da impessoalidade, da eficiência, da moralidade administrativa e da livre concorrência. “A parcialidade do julgamento e o inafastável interesse pessoal do integrante da banca examinadora na aprovação do candidato configurou uma vantagem deste em detrimento dos demais”, afirma. Após a apuração dos fatos, em julho deste ano, o MPF recomendou à universidade a anulação do concurso e o desligamento do docente contratado. A instituição, no entanto, não acatou as medidas sugeridas e insistiu na tese de que o certame respeitou as normas vigentes, apesar das irregularidades apontadas.

Outros casos - Em agosto e setembro de 2015, o MPF requereu a anulação de outros dois concursos da UFScar, para os cargos de professor adjunto de Química Analítica e de Química Tecnológica do Centro de Ciências Agrárias do campus de Araras/SP. Nos dois casos, a imparcialidade da seleção também havia sido comprometida pelo vínculo acadêmico anterior que existia entre os candidatos classificados em primeiro lugar e integrantes da banca avaliadora.

Caso a Justiça Federal aceite os pedidos do MPF em relação ao certame de 2006, a UFSCar poderá realizar novo concurso público. Porém, desta vez, deverá divulgar previamente os membros da comissão julgadora e permitir a interposição de recurso para impugnação de integrantes da banca, além de adotar as providências necessárias para impedir a participação de examinadores que possuam vínculos com candidatos inscritos. Tais medidas foram determinadas pela Justiça em março do ano passado, em decorrência da ação civil pública 0000432-94.2014.4.03.6115, ajuizada pelo MPF para evitar irregularidades em futuros processos seletivos realizados pela universidade.

Leia a íntegra da ação. O número do processo é 0002164-76.2015.4.03.6115. Para consultar a tramitação, acesse http://www.jfsp.jus.br/foruns-federais/


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
(11) 3269-5068 / 5368 / 5170
prsp-ascom@mpf.mp.br
twitter.com/mpf_sp
  • Publicações20258
  • Seguidores175
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações8
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-sp-pede-anulacao-de-concurso-para-professor-da-ufscar/236766129
Fale agora com um advogado online