jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

MPT quer obrigatoriedade para contratação de aprendizes na administração pública

Proposta foi apresentada em reunião do MPT com o ministro do Trabalho, Manoel Dias

há 10 anos
0
0
0
Salvar

Curitiba – Representantes do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) e do Fórum Nacional de Aprendizagem reuniram-se, no dia 8 de abril, com o ministro do Trabalho, Manoel Dias, para tratar da negociação da lei de contratação de aprendizes na administração pública. A procuradora do Trabalho Mariane Josviak defende que a proposta seja encaminhada ao Legislativo como anteprojeto de lei para otimizar as contratações que vão promover o acesso de inúmeros jovens aos programas de aprendizagem existentes.

O MPT solicitou ainda que na legislação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) sejam incluídas as instituições sem fins lucrativos como aptas a receber recursos para promover a aprendizagem profissional também, conforme previsão do art. 430 da Consolidação das Leis do trabalho (CLT). O ministro afirmou que empregará esforços para que as duas proposições possam ser realizadas.

Lei – De acordo com a Lei da Aprendizagem, aprendiz é o jovem de 14 a 24 anos incompletos que esteja cursando o ensino fundamental ou médio, obtendo formação na área em que está se capacitando. Atualmente, as empresas privadas são obrigadas a cumprir uma cota de no mínimo 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários para as funções de aprendizes.

Informações:

MPT no Paraná

prt9.ascom@mpt.gov.br

(41) 3304-9099

  • Publicações7757
  • Seguidores632677
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações396
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpt-quer-obrigatoriedade-para-contratacao-de-aprendizes-na-administracao-publica/116555429
Fale agora com um advogado online