jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024

Mudanças na Lei de Laqueadura e Vasectomia

Saiba mais sobre a alteração na lei de laqueadura e vasectomia que tornou mais fácil a esterilização voluntária.

ano passado
3
0
0
Salvar

A Lei nº 14.443/2022 mudou a Lei nº 9.263/1996 tornando mais fácil para homens e mulheres fazerem a laqueadura (procedimento de esterilização feminina) e vasectomia (procedimento de esterilização masculina).

Agora, homens e mulheres maiores de 21 anos podem fazer a cirurgia, sem necessidade da autorização do cônjuge/companheiro. Além disso, é possível fazer a laqueadura durante o parto se solicitado com 60 dias de antecedência.

Para evitar que as pessoas façam a cirurgia cedo demais, é necessário fazer a solicitação por escrito no SUS, no prazo mínimo de 60 dias antes do procedimento cirúrgico, além de receber orientações médicas sobre os prós, contras, riscos e eficácia da cirurgia.

Lembrando que o procedimento de esterilização voluntária é fornecido de forma gratuita pelo SUS.

  • Sobre o autorAdvogada Previdenciário, Cível e Consumidor | Atendimento online em todo Brasil.
  • Publicações17
  • Seguidores8
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações134
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mudancas-na-lei-de-laqueadura-e-vasectomia/1839464109
Fale agora com um advogado online