jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

No que consiste a operação back to back?

A receita derivada da operação denominada back to back não goza de isenção da contribuição do PIS e da COFINS, segundo decido pela Primeira Turma do STJ.

Publicado por Rowena Peruchi
há 4 anos
2
0
0
Salvar

A receita derivada da operação denominada back to back não goza de isenção da contribuição do PIS e da COFINS. A operação denominada back to back, consiste em operações de compra e venda de bens no exterior.

Nessa modalidade, o bem é adquirido pela pessoa brasileira no estrangeiro para que lá seja vendido. Nesse contexto, a receita derivada da operação de compra e venda, no exterior, não caracteriza receita de exportação e, portanto, não goza de isenção da contribuição do PIS e da COFINS. (REsp 1.651.347-SP, Rel. Min. Gurgel de Faria, Primeira Turma, por unanimidade, julgado em 05/09/2019, DJe 24/09/2019)

  • Sobre o autorRowena Peruchi
  • Publicações11
  • Seguidores7
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações63
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/no-que-consiste-a-operacao-back-to-back/875243964
Fale agora com um advogado online