jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

O que se entende por lei penal completa e lei penal incompleta? - Luciano Schiappacassa

há 16 anos
4
0
1
Salvar

Estaremos diante de uma lei penal completa quando a mesma não depender de nenhum complemento normativo ou valorativo. Exemplo: a lei penal prevista no art. 121 , do CP ("matar alguém"). Por não necessitar de qualquer complemento normativo, nem valorativo, a doutrina a chama de uma lei penal completa.

Por outro lado, lei penal incompleta é um gênero, em Direito Penal, que compreende várias espécies, quais sejam:

a) a lei penal em branco;

b) a lei penal que faz referência à outra lei quanto à sanção (exemplo: Lei 2.889 /56, que cuida do genocídio, que é denominada de lei penal em branco ao revés ou invertida);

c) a lei que estampa requisitos normativos (exigindo do juiz um juízo de valor - exemplo: art. 233 , do CP , ato obsceno).

Ressalte-se, ainda, que a espécie mais expressiva de lei penal incompleta é, indiscutivelmente, a lei penal em branco, que depende de um complemento normativo para a exata compreensão do delito. Nesse sentido, Luiz Flávio Gomes.

Fonte: SAVI

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876152
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4339
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-se-entende-por-lei-penal-completa-e-lei-penal-incompleta-luciano-schiappacassa/94241
Fale agora com um advogado online