jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

OAB-BA propõe ação na Justiça Federal para que a CEF seja obrigada a pagar precatórios no prazo de lei

Publicado por OAB - Seccional Bahia
há 5 anos
0
0
0
Salvar

A Seção Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil ingressou com uma ação contra a Caixa Econômica Federal exigindo que a instituição bancária não retenha os pagamentos de RPVs e Precatórios com valores acima de R$ 100 mil. A ação foi protocolizada nesta segunda-feira (8) e distribuída para a 7ª Vara Federal Cível e Agrária da SJBA.

A OAB-BA requer deferimento imediato do pedido da tutela antecipada, requerida em caráter antecedente, a teor do art. 303 do CPC/2015, para que a Justiça determine ao banco que as ordens de pagamento de RPVs e Precatórios já protocolizadas junto à Caixa, bem como as futuramente protocolizadas, sejam pagas imediatamente.

Para a vice-presidente da OAB, Ana Patrícia Dantas Leão, o procedimento adotado pela CEF consistente na retenção dos precatórios de valores superior a R$ 100.000,00 é ilegal e afronta direito das partes e da advocacia à percepção imediata de crédito de natureza alimentar.

"As boas práticas de governança não podem significar infringência aos direitos dos credores e consumidores. A OAB está atenta ao problema e estamos trabalhando para que a situação seja imediatamente regularizada", disse.

A procuradora-geral de Prerrogativas da OAB-BA, Mariana Oliveira, afirmou que a advocacia foi surpreendida pela conduta ilegal da CEF. Segundo ela, na condição de depositário fiel dos valores creditados, em relação aos quais já havia ocorrido definição das importâncias devidas, caberia a CEF promover o imediato pagamento dos mesmos tão logo efetuados os créditos pelos entes públicos.

"A advocacia não pode admitir condutas tais, que além de contrárias à lei, criam restrições indevidas ao recebimento dos créditos dos clientes e aos próprios honorários advocatícios contratuais e/ou sucumbenciais sobre estes incidentes", concluiu.

  • Publicações18645
  • Seguidores133
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações39
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-ba-propoe-acao-na-justica-federal-para-que-a-cef-seja-obrigada-a-pagar-precatorios-no-prazo-de-lei/695616701
Fale agora com um advogado online