jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024

Operação Ouranós da Polícia Federal

Empresas realizavam investimentos no mercado de capitais e em criptomoedas

Publicado por Hector Cardenas
há 6 meses
1
0
7
Salvar

Na data de 28 de novembro de 2023, a Polícia Federal deflagrou a operação Ouranós - contra as empresas Sbaraini Capital, MK Bank, Titanium e outras, "empresas que realizam investimentos a partir de instituições financeiras e agentes do mercado de capitais sem autorização ou registro no Banco Central e na CVM", nas palavras da PF.

A operação Ouranós cumpre 28 mandados de busca e apreensão, 11 medidas cautelares contra 12 pessoas físicas e mais de 50 empresas. Foi determinado ainda o bloqueio e sequestro de aproximadamente R$ 400 milhões em bens, sendo 473 imóveis, 10 embarcações, 1 aeronave, 40 veículos de luxo, mais de 111 contas bancárias, além de 3 fundos de investimento.

As atividades das empresas se iniciaram em Balneário Camboriú (Santa Catarina), após Curitiba (Paraná), Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e em São Paulo.

A investigação diz que agiam a partir de instituições financeiras e agentes do mercado de capitais, supostamente, sem autorização ou registro no Banco Central do Brasil e na Comissão de Valores Mobiliários. A autorização da CVM para oferta pública de contratos de investimento para a aplicação em criptomoedas e capitais, é indispensável para esse tipo de negócio.

O artigo 7• da lei 7492/86 e o STJ em posicionamento, afirmam que é crime oferecer contratos de investimento coletivo, sem autorização dos órgãos competentes.

As empresas deverão ofertar resposta no procedimento criminal, a fim de justificar suas atividades.

Cerca de 7 mil investidores de todo Brasil mantinham investimentos com as empresas, que captou milhões de reais e agora pararam de pagar os lucros prometidos nos contratos.

Agora os investidores devem buscar contato com a empresa para acordo extrajudicial e após, em caso de negativa, acionar o judiciário, com ação individual e estratégia correta para reaver seus valores.

Caso tenha investido valores e não consiga fazer os saques previstos contate um advogado especialista para lhe auxiliar nesta demanda.

A celeridade na busca de seu direito é essencial para resolução do caso.

Caso tenha dúvidas ou deseje contato, acesse nosso Instagram (@cardenasadvocacia) ou envie um email para cardenas@cardenasadv.com

  • Publicações17
  • Seguidores14
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3878
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/operacao-ouranos-da-policia-federal/2071335861
Fale agora com um advogado online