jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Os portadores de Síndrome de Down possuem capacidade civil plena?

Publicado por Flávia Ortega Kluska
há 8 anos
29
0
13
Salvar

Anteriormente às mudanças promovidas pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, o art. , III, do CC, ao mencionar originalmente os excepcionais sem desenvolvimento completo, abrangia os portadores de Síndrome de Down e de outras anomalias psíquicas que apresentassem sinais de desenvolvimento mental incompleto. Desse modo, eram considerados RELATIVAMENTE INCAPAZES, em regra.

Frisa-se que o portador de Síndrome de Down poderia ser, ainda, plenamente capaz, a depender de sua situação (logo, seria uma exceção).

Com as mudanças promovidas pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, será PLENAMENTE CAPAZ, em regra, sujeito ao instituto da tomada de decisão apoiada, para os atos patrimoniais (novo artigo 1.783-A do CC), sendo que para os atos existenciais, o portador de Síndrome de Down tem capacidade civil plena.

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações677
  • Seguidores760
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações15504
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/os-portadores-de-sindrome-de-down-possuem-capacidade-civil-plena/299959650
Fale agora com um advogado online