jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

OUVIDORIA: CGU conhece trabalho e instalações da Ouvidora-Geral da Previdência Social

Ouvidoria da Previdência Social completou 14 anos de existência em 2012

há 11 anos
1
0
0
Salvar

Da Redação (Brasília)- O ouvidor-geral da Previdência Social, Mano Barreto, apresentou nesta quinta-feira (20) a servidores recém-empossados na Controladoria Geral da União (CGU), e alocados na Ouvidoria-Geral da União (OGU), as instalações e os procedimentos da Ouvidoria-Geral da Previdência Social (OGPS) em Brasília.

“A Ouvidoria da Previdência é, de fato, modelar”, afirmou Paulo Marcello Fonseca Marques, coordenador-geral de Acompanhamento e Controle das Atividades de Ouvidoria, que acompanhou novos analistas da CGU. “A ideia é que as visitas possam mostrar ao servidor o real funcionamento de uma ouvidoria. Não só a parte prática, mas também as políticas que estão envolvidas”, afirmou.

Paulo Marques, ex-ouvidor-geral da Previdência Social, ressaltou que a OGPS foi escolhida para o treinamento dos novos analistas, principalmente, pela qualidade do trabalhado prestado. Segundo Mano Barreto, a parceria com a OGU é essencial para o trabalho da OGPS. “Nós trabalhamos em conjunto. Participamos de grupos de trabalho para a modernização, não apenas da Ouvidoria da Previdência, mas também das demais ouvidorias do Poder Executivo Federal”, afirmou acrescentando que “é na troca de experiências que aprendemos a implementar as boas-práticas das demais ouvidorias”.

Maior ouvidoria da América Latina - A Ouvidoria Geral da Previdência Social (OUGPS), considerada a maior ouvidoria pública da América Latina, completou 14 anos de existência neste ano. Desde que passou a funcionar, em 1998, até o dia 31 de agosto passado, a OUGPS recebeu 2.268.978 manifestações de usuários do sistema previdenciário. Desse total, 2.233.184 casos foram solucionados, produzindo um índice de resolutividade de 98%.

Em termos de eficiência, embora não exista um levantamento sistematizado avaliando as diversas ouvidorias públicas brasileiras, a da Previdência Social também se destaca. “No último encontro organizado pela Ouvidoria-Geral da União, no semestre passado, fiquei surpreso quando um colega falou que sua ouvidoria estava sobrecarregada atendendo cerca de 4 mil manifestações por ano. Aqui na Previdência fazemos 17 mil atendimentos por mês”, comparou Barreto.

Somente até o dia 31 de agosto desse ano, a Ouvidoria-Geral da Previdência foi acionada 120.712 vezes. Desse total de manifestações cadastradas, 96.861 - um percentual de 80,24% - foram reclamações sobre benefício, atendimento bancário e previdenciário, arrecadação e fiscalização. O índice de resolutividade do órgão gira em torno de 60%. Quer dizer: mais da metade das manifestações são respondidas dentro da própria Ouvidoria. No ano de 2012, o prazo médio para essa resposta tem sido de 4,29 dias.

Informações para a imprensa

Rafael Toscano

(61) 2021-5481

Ascom/MPS

  • Publicações4944
  • Seguidores623300
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações235
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ouvidoria-cgu-conhece-trabalho-e-instalacoes-da-ouvidora-geral-da-previdencia-social/100257645
Fale agora com um advogado online