OUVIDORIA: CGU conhece trabalho e instalações da Ouvidora-Geral da Previdência Social
Ouvidoria da Previdência Social completou 14 anos de existência em 2012
Da Redação (Brasília)- O ouvidor-geral da Previdência Social, Mano Barreto, apresentou nesta quinta-feira (20) a servidores recém-empossados na Controladoria Geral da União (CGU), e alocados na Ouvidoria-Geral da União (OGU), as instalações e os procedimentos da Ouvidoria-Geral da Previdência Social (OGPS) em Brasília.
A Ouvidoria da Previdência é, de fato, modelar, afirmou Paulo Marcello Fonseca Marques, coordenador-geral de Acompanhamento e Controle das Atividades de Ouvidoria, que acompanhou novos analistas da CGU. A ideia é que as visitas possam mostrar ao servidor o real funcionamento de uma ouvidoria. Não só a parte prática, mas também as políticas que estão envolvidas, afirmou.
Paulo Marques, ex-ouvidor-geral da Previdência Social, ressaltou que a OGPS foi escolhida para o treinamento dos novos analistas, principalmente, pela qualidade do trabalhado prestado. Segundo Mano Barreto, a parceria com a OGU é essencial para o trabalho da OGPS. Nós trabalhamos em conjunto. Participamos de grupos de trabalho para a modernização, não apenas da Ouvidoria da Previdência, mas também das demais ouvidorias do Poder Executivo Federal, afirmou acrescentando que é na troca de experiências que aprendemos a implementar as boas-práticas das demais ouvidorias.
Maior ouvidoria da América Latina - A Ouvidoria Geral da Previdência Social (OUGPS), considerada a maior ouvidoria pública da América Latina, completou 14 anos de existência neste ano. Desde que passou a funcionar, em 1998, até o dia 31 de agosto passado, a OUGPS recebeu 2.268.978 manifestações de usuários do sistema previdenciário. Desse total, 2.233.184 casos foram solucionados, produzindo um índice de resolutividade de 98%.
Em termos de eficiência, embora não exista um levantamento sistematizado avaliando as diversas ouvidorias públicas brasileiras, a da Previdência Social também se destaca. No último encontro organizado pela Ouvidoria-Geral da União, no semestre passado, fiquei surpreso quando um colega falou que sua ouvidoria estava sobrecarregada atendendo cerca de 4 mil manifestações por ano. Aqui na Previdência fazemos 17 mil atendimentos por mês, comparou Barreto.
Somente até o dia 31 de agosto desse ano, a Ouvidoria-Geral da Previdência foi acionada 120.712 vezes. Desse total de manifestações cadastradas, 96.861 - um percentual de 80,24% - foram reclamações sobre benefício, atendimento bancário e previdenciário, arrecadação e fiscalização. O índice de resolutividade do órgão gira em torno de 60%. Quer dizer: mais da metade das manifestações são respondidas dentro da própria Ouvidoria. No ano de 2012, o prazo médio para essa resposta tem sido de 4,29 dias.
Informações para a imprensa
Rafael Toscano
(61) 2021-5481
Ascom/MPS
0 Comentários
Faça um comentário construtivo para esse documento.