jusbrasil.com.br
2 de Junho de 2024

Para o pródigo casar é necessário curador? - Ciara Bertocco Zaqueo

há 16 anos
4
1
0
Salvar

O pródigo, pela legislação atual, é considerado como relativamente incapaz (art. , IV , CC) e a sua interdição se restringe aos atos patrimoniais (art. 1782 , CC). Assim sendo, a intervenção do curador somente é necessária, por exemplo, para assisti-lo em empréstimos, alienações, hipotecas, etc. Enfim, para praticar atos que não sejam de mera administração.

Em relação aos atos pessoais, isto é, não patrimoniais, como é o casamento, o pródigo é plenamente capaz, prescindindo-se da assistência do curador. Ressalte-se, entretanto, que mesmo no casamento haverá necessidade de assistência do curador para a escolha do regime de bens, cujo conteúdo é patrimonial, independentemente de qual seja o regime.

Fonte: SAVI

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15363
  • Seguidores876071
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações5486
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/para-o-prodigo-casar-e-necessario-curador-ciara-bertocco-zaqueo/98886
Fale agora com um advogado online