jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

Para o STJ é admissível voltar ao nome de solteiro ainda na constância do vínculo conjugal

Publicado por Fatima Regina Royer
há 3 anos
1
0
0
Salvar

Para o STJ é admissível voltar ao nome de solteiro ainda na constância do vínculo conjugal

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu pedido de retificação de registro civil de uma mulher que, ao se casar, adotou o sobrenome do marido, porém não se adaptou a essa modificação, causando abalos psicológicos e emocionais.

“ Dado que as justificativas apresentadas pela parte não são frívolas, mas, ao revés, demonstram a irresignação de quem vê no horizonte a iminente perda dos seus entes próximos sem que lhe sobre uma das mais palpáveis e significativas recordações - o sobrenome -, devem ser preservadas a intimidade, a autonomia da vontade, a vida privada, os valores e as crenças das pessoas, bem como a manutenção e a perpetuação da herança familiar ”, ministra Nancy Andrighi, relatora do recurso.

REsp 1.873.918 - SP

  • Publicações8
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações62
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/para-o-stj-e-admissivel-voltar-ao-nome-de-solteiro-ainda-na-constancia-do-vinculo-conjugal/1186094099
Fale agora com um advogado online