jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Para OAB, o Ministério Público não deve comandar investigações criminais

Publicado por Câmara dos Deputados
há 12 anos
0
0
0
Salvar

O representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Edson Alfredo Smaniotto, disse há pouco que a entidade é favorável à proposta (PEC 37/11 ) que atribui exclusivamente às polícias Federal e Civil a competência para investigar crimes. Ele revelou preocupação com as apurações autônomas conduzidas pelo Ministério Público (MP), que, na opinião da OAB, não têm tem forma, figura jurídica, prazo nem controle de nenhuma autoridade superior.

Smaniotto argumentou que o MP, quando é autor de investigação, acaba selecionando determinados casos, geralmente aqueles de maior repercussão na mídia. O debatedor ressaltou também que, muitas vezes, o investigado não toma conhecimento da apuração e o advogado fica sem acesso às provas, o que provocar constrangimento ilegal por prazo indeterminado.

O debatedor defendeu uma investigação incidental (auxiliar) do MP nos inquéritos criminais presididos pela polícia. Edson Smaniotto participa de audiência pública da comissão especial que analisa a PEC 37/11.

A reunião ocorre no Plenário 13.

Continue acompanhando esta cobertura.

Tempo real: 12:55 - PEC sobre competência em investigações criminais será discutida em audiência

Íntegra da proposta: PEC-37/2011

  • Publicações97724
  • Seguidores268407
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações18
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/para-oab-o-ministerio-publico-nao-deve-comandar-investigacoes-criminais/3112821
Fale agora com um advogado online