jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Parcelamento de dívidas na ANM

Novo regramento entrará em vigor no dia 3 de junho

mês passado
4
0
0
Salvar

A Resolução 155/24 veio para estabelecer normas sobre parcelamentos de créditos na Agência Nacional de Mineração (ANM) antes de sua inscrição em dívida ativa. Entrará em vigor no dia 3 de junho de 2024 (art. 12).

Vamos às principais regras.

De início, nem todos podem parcelar. Salta aos olhos que não podem efetuar o parcelamento pessoa jurídica com falência ou recuperação judicial decretada ou cujo ato constitutivo esteja baixado, pessoa física com insolvência civil decretada (art. 1º, § 6º). A norma tampouco cobre os parcelamentos litigiosos (art. 1º, § 6º, III).

As parcelas tem limites de valor e de quantidade. As parcelas podem ser de duas a sessenta (art. 1º), com parcelas mínimas de R$ 50,00 para pessoas físicas e R$ 300,00 para pessoas jurídicas (art. 1º, § 3º).

Nem tudo pode ser parcelado. As dívidas não podem, porém, ser reparceladas (art. 1º, 5º). Além disso, as receitas da ANM precisam estar vencidas para serem parceladas (art. 7º).

O parcelamento pode ser cancelado. Basta não pagar duas parcelas consecutivas para que o parcelamento seja cancelado. Além disso, pode ser cancelado em caso de três parcelas alternadas que não sejam pagas. Por fim, também pode ser cancelado o parcelamento no caso de não serem pagas duas parcelas no caso de parcelamento em apenas duas vezes (art. 4º).

Assine minha newsletter para manter-se atualizado.

  • Sobre o autorOrientação jurídica para importação e exportação
  • Publicações76
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações24
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/parcelamento-de-dividas-na-anm/2337004961
Fale agora com um advogado online