jusbrasil.com.br
2 de Junho de 2024

Pelo Código Penal brasileiro, quando poderá ocorrer a prescrição da pena de multa? - Thiago Pedri Pereira de Carvalho

há 15 anos
0
0
0
Salvar

Poderá ocorrer em dois casos a prescrição da pena de multa, conforme estipulado no Código Penal, artigo 114 e incisos, que diz:

Art. 114 A prescrição da pena de multa ocorrerá: I - em 2 (dois) anos, quando a multa for a única cominada ou aplicada; II - no mesmo prazo estabelecido para prescrição da pena privativa de liberdade, quando a multa for alternativa ou cumulativamente cominada ou cumulativamente aplicada.

Podemos dar um exemplo no caso de prescrição da pena de multa: Torcedores que participam de rixa, digamos que José estava envolvido e foi pego pelas autoridades policiais. Foi levado ao juízo penal e teve o trânsito em julgado da sentença, que foi prolatada com pena de multa de X salários mínimos, não havendo recursos interpostos por ambas as partes; ocorre que o Judiciário por erro administrativo deixou de cobrar a multa do condenado José, passando assim 2 anos da sentença. Nesse caso a prescrição da pena de multa ocorreu por ter se passado dois anos e por ter sido a única pena aplicada.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15363
  • Seguidores876073
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações420
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pelo-codigo-penal-brasileiro-quando-podera-ocorrer-a-prescricao-da-pena-de-multa-thiago-pedri-pereira-de-carvalho/1899434
Fale agora com um advogado online