jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Pequeno produtor recorre à Justiça Federal e garante aposentadoria rural por idade

Publicado por Enviar Soluções
há 3 anos
5
0
0
Salvar


Um trabalhador que sempre desempenhou suas atividades em pequenas lavouras de subsistência, em regime de economia familiar, garantiu na Justiça o direito à aposentadoria rural por idade. A decisão é do juiz Paulo Roberto Paludo, da Comarca de Panamá (GO), que julgou procedente o pedido do produtor rural, representado na ação pelo advogado previdenciarista Marlos Chizoti.

Na aposentadoria por idade rural, é preciso ter idade mínima de 60 anos, para homens, e de 55, para mulheres, além de 15 anos de atividade rural. Para se caracterizar o chamado “pequeno” produtor, é necessário que a atividade desenvolvida seja rural; que trabalhe efetivamente na terra, como proprietário ou não; que não tenha empregados e que não seja empregado.

O advogado conseguiu comprovar tais requisitos por meio de provas materiais e testemunhais, garantindo a aposentadoria rural do trabalhador. “Sua atividade sempre foi rurícola, que planta pequenas lavouras de subsistência, criando algumas cabeças de animais de pequeno porte, o suficiente para as necessidades da família”, destacou Chizoti no pedido.

Um salário mínimo

Em sua decisão, o magistrado considerou os argumentos expostos e julgou procedente o pedido, determinando o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a conceder aposentadoria por idade à parte autora, no valor de um salário mínimo mensal, além do abono anual previsto no artigo 40 e Parágrafo Único da Lei 8.213/91, com efeitos retroativos à data do requerimento administrativo (15/02/2017), incidindo juros moratórios a partir da citação.

“Concedo a antecipação dos efeitos da tutela para determinar, ainda, que o referido benefício seja implantado pelo INSS em favor da parte autora no já referido prazo de 60 dias da ciência desta sentença”, decidiu Paulo Roberto Paludo.

Processo nº: 5740863-16.2019.8.09.0118

(Fonte: Rota Jurídica)


Precisando de cópias processuais? Fale com a Enviar Soluções!

📰 Veja também:

➡️Lei de Proteção de Dados: Consumidor não é obrigado a informar CPF nas compras

................................................................................................

-> Aprenda com os melhores Processualistas do Brasil no Curso de Processo Civil 2021 - O curso online mais procurado pelos Advogados!


  • Sobre o autorLogística Jurídica Inteligente
  • Publicações1372
  • Seguidores487
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações102
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pequeno-produtor-recorre-a-justica-federal-e-garante-aposentadoria-rural-por-idade/1279091534
Fale agora com um advogado online