jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

PGR: lei paulista que determina microfilmagem de documentos é inconstitucional

Publicado por Justilex
há 18 anos
0
0
0
Salvar

O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer favorável à ação direta de inconstitucionalidade (ADI 3723) , proposta pelo governador de São Paulo, contra a Lei nº 9.366 , de 27 de agosto de 1996, do mesmo estado. A norma paulista torna obrigatória a microfilmagem de documentos arquivados nos cartórios extrajudiciais.Sustenta o governador que trata-se de inconstitucionalidade formal, pois o estado de São Paulo invadiu competência privativa da União para legislar sobre direito civil (artigo 22 , inciso I , da Constituição Federal) e registros públicos (artigo 22 , inciso XXV , da Constituição Federal).Para o procurador-geral da República, é inequívoca a ingerência do estado em competência privativa da União para legislar sobre registros públicos, pois se destina à conservação e preservação do teor de documentos arquivados nos referidos cartórios.O parecer será analisado pelo ministro Cezar Peluso, relator da ação no STF.

  • Publicações3628
  • Seguidores27
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações93
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pgr-lei-paulista-que-determina-microfilmagem-de-documentos-e-inconstitucional/12136
Fale agora com um advogado online