jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

PIS-PASEP e FGTS de pessoa falecida podem ser sacados sem inventário

Publicado por Última Instância
há 11 anos
0
1
0
Salvar

A Justiça do MS (Mato Grosso do Sul) garantiu em decisão unanimê que os valores do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e PIS-PASEP (Fundo de Participação) de pessoa falecida deve ser pago aos dependentes ou sucessores, por meio de simples pedido de alvará. A decisão também coloca não ser necessária a abertura de inventário ou arrolamento nestes casos.

O estado do MS entrou com recurso questionando decisão de primeira instância que garantia a familiares o direito de resgatar o FGTS e PIS-PASEP de falecido sem ter que inventariar os valores. O estado requeria a necessidade de se abrir invertário ou arrolamento, pois são as condições necessárias para a incidência de imposto de transmissão causa mortis. Imposto este reivindicado pelo apelante.

Para TJ-MS (Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul) o central da demanda resumiu-se na hipótese de incidência do Imposto de Transmissão Causa Mortis sobre o levantamento de PIS-PASEP e FGTS. No entanto, segundo o art. da Lei 6.858/...

Ver notícia na íntegra em Última Instância

  • Publicações24230
  • Seguidores79
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações128
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pis-pasep-e-fgts-de-pessoa-falecida-podem-ser-sacados-sem-inventario/100370815
Fale agora com um advogado online