jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024

Policial condenado por efetuar disparos de arma de fogo em via pública pede nulidade da sentença

Publicado por Justilex
há 18 anos
0
0
0
Salvar

Um policial militar do Distrito Federal impetrou no Supremo Tribunal Federal (STF) o Habeas Corpus (HC) 89736 , com pedido de liminar, com o objetivo de anular sua condenação imposta pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT), mantida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). O militar foi condenado ao cumprimento de pena de um ano e seis meses de detenção por disparo de arma de fogo em via pública.Alega a defesa que o policial sofre coação ilegal, poisnão houve a produção de prova pericial de comparação dos projéteis apreendidos no local do crime com a arma dele, à época, pelo Instituto de Criminalística. Entretanto, afirma que por negligência o juízo deixou de se pronunciar sobre a realização de perícia, sendo que o policial teria disponibilizado a arma para a realização do exame. O militar ressalta que o juiz optou por “produzir provas exclusivamente testemunhais”. Cita, ainda, que as três testemunhas ouvidas pela Justiçadivergiram na narração dos fatos.O advogado alega que, apesar de estar prevista a substituição da prova pericial pela prova testemunhal, o magistrado não poderia ter utilizado a regra, já que os projéteis foram apreendidos. Dessa forma, requer a nulidade da sentença, pela falta de “exame de corpo de delito nos crimes que deixam vestígios”. A defesa observa que o policial nega “terminantemente a autoria do delito” e que a realização do exame pericial seria absolutamente capaz de apontar com precisão se as cápsulas apreendidas foram ou não deflagradas da arma do paciente.O ministro Março Aurélio é o relator do habeas corpus.

  • Publicações3628
  • Seguidores27
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações156
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/policial-condenado-por-efetuar-disparos-de-arma-de-fogo-em-via-publica-pede-nulidade-da-sentenca/12660
Fale agora com um advogado online